sábado, 15 de setembro de 2007

Midi...quê?

Você sabe o que faz um midiálogo? Assim como nós bisnaguinhas, provavelmente não. Então aqui vai a primeira dica: o midiálogo é o profissional que se forma em um dos mais recentes e disputados cursos da Universidade Estadual de Campinas: Comunicação Social – Habilitação em Midialogia. Ajudou? Curiosamente, não muito.

Em 2007 o curso forma sua primeira turma (a dos ingressantes em 2004), e até agora ninguém parece saber direito se Midialogia está para a Unicamp como Imagem e Som está para a Ufscar, Audiovisual está para a USP, Jornalismo e/ou Rádio TV está para a Cásper, etc.

A ficha do curso define que ele está "organizado em torno de um conjunto de disciplinas obrigatórias nas áreas de formação humanística e tecnológica, na área de formação estética e de instrumentos de expressão e em desenvolvimentos de projetos integrados." E segue, explicando melhor: "Mediante a fragmentação das linguagens [que, na verdade, é uma (re)criação de discursos a partir de vários originais para gerar um novo plano comunicacional], ao futuro profissional da área de mídia é pedido que saiba ler, que conheça os códigos e que manipule as ferramentas de luz, som, TV, rádio, cinema, vídeo, mídia digital, entre outras. "

Traduzindo para o bisnaguês, o curso de Midialogia é um resultado ou pelo menos um reflexo da importância que a convergência de mídias está ganhando tanto no mercado quanto nas universidades brasileiras. É cada vez mais fundamental que um profissional de comunicação saiba lidar com todo tipo de formato e linguagem, e é por isso que os cursos da área (seja Jornalismo, Publicidade, Rádio e TV, Cinema ou qualquer outro) precisam ser bastante plurais.

Voltando à Unicamp, os alunos estão empenhados em contar para o mundo o que o midiálogo tem. Por isso, fizeram um documentário sobre o tema e, seguindo a proposta do curso de extravasar as fronteiras de cada mídia, criaram também uma campanha de divulgação do vídeo, que inclui cartazes, jogos, página no orkut e, é claro, um blog, que você pode conhecer clicando aqui.

Nenhum comentário: