domingo, 4 de novembro de 2007

E-mail atrapalha?

Leitores perguntam a Eilene Zimmerman, colunista do New York Times, como fazer para não deixar o e-mail atrapalhar o trabalho nosso de cada dia, e as respostas são bem interessantes:

- Enquanto alguns cientistas/psicólogos dizem que ficar checando o e-mail ferra a concentração porque "é impossível fazer duas coisas ao mesmo tempo", outros dizem que essas breves interrupções podem estimular a criatividade e facilitar a resolução de problemas;

- Alguns "carreer coaches", aqueles que ajudam as pessoas a se darem bem na carreira, recomendam que todo mundo só abra o e-mail duas vezes durante o expediente: às 10h e às 13h. Outros um pouco mais normais dizem que marcar horário pra poder ver e-mail pode causar stress e ansiedade;

- Dica inusitada de especialistas: na hora de criar pastas, use apenas substantivos, pois as qualidades expressas por adjetivos podem variar de acordo com o seu humor (será que tem gente que abre pasta do tipo "chefe chato" ou "secretária gostosa"?);

- E para terminar, dica para receber menos mensagens: responda menos mensagens, porque "é muito fácil ficar preso a uma longa lista de cortesias desnecessárias e urgências ilusórias".

E depois dessa todo mundo vai dar um enviar/receber...

Um comentário:

Gabriella de Lucca disse...

Eu acho que e-mail é um negócio meio compulsivo...