segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Hollywoodland

Deve começar hoje a greve do sindicatos dos roteiristas dos Estados Unidos, que reúne profissionais que escrevem textos para filmes, seriados de TV e talk shows. Basicamente eles exigem, em negociações com o sindicato dos produtores, que a categoria tenha uma maior participação nos lucros dos produtos que ajudam a criar, especialmente os obtidos com as vendas de DVD e com a exibição dos filmes e programas na internet.

Como os estúdios têm muitos roteiros prontos para serem filmados, a indústria cinematográfica deve ser a menos afetada. As emissoras não precisam se preocupar tanto com os seriados, já que as filmagens começam antes da exibição, e há muitos episódios prontos para irem ao ar. Quem vai sofrer mesmo são os talk shows, como Late Show With David Letterman, que toda noite chegam à tela dos americanos com piadas recentes, feitas a partir das notícias do dia. No início da greve, o programa de Letterman e outros como The Daily Show With Jon Stewart, Late Night With Conan O’Brien e The Tonight Show With Jay Leno vão apostar nas reprises. Se os roteiristas demorarem a voltar ao trabalho, será preciso outra estratégia.

A última greve, que aconteceu em 1988, demorou tanto que David Letterman se viu obrigado a escrever todas as piadas sozinho. No primeiro programa, ele disse ao público: "Não temos nada pra fazer, porque os roteiristas não estão aqui, então um cara vai vir fazer a minha barba", brincou, para depois completar: "Faltam só 55 minutos, senhoras e senhores, só 55 minutos!". Vamos ver no que vai dar.

Um comentário:

Diogo Bercito disse...

Super a favor de greves de roteiristas. Dá uma sacodida em tudo, que tal? Quero ver eles se virarem agora, ahá!